Portfolio de
Terezinha Izumi
O que eu pesquisei e escrevi sobre
hipertextos
Uma apresentação sobre vídeos
É
interessante o texto de Almeida e Prado, www.tvebrasil.com.br/salto, e nos
faz pensar sobre diversas situações reais que ocorrem em nosso cotidiano
escolar.
Após ler o
texto, refleti sobre alguns questionamentos:
1. Como
sei que o aluno aprendeu determinado assunto?
2. Quando
o aluno transmite uma informação?
3. Quando
um aluno procura uma informação na Internet?
4. A
informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir
um conhecimento?
5. O
que significa CONHECIMENTO e como ele difere da INFORMAÇÃO
Outros
textos:
-
Sonhar e realizar - Atividade 2 - Unidade1
Neste texto
podemos confirmar a ideia de que nunca é tarde para se aprender, para buscar
crescimento. Mesmo as pessoas da terceira idade podem e devem prosseguir ou
recomeçar, se for o caso, em busca de alcançar seus ideais, por mais difíceis
que lhes pareçam os meios.
-
Tecnologia na escola - Atividade 4 - Unidade1
A escola de
hoje já possui muitos recursos, com a autonomia que lhes é oferecida pode
adquirir materiais bastante úteis ao trabalho pedagógico, apesar de que só a
presença dos recursos não garante o bom uso deles. É preciso também que o
material humano se aperfeiçoe e se interesse para que a cara da escola mude, e
junto tudo o que dela faz parte.
-
Fichamento - Atividade 5 - Unidade 1
O fichamento
é sobre um projeto de ensino sobre animais do Pantanal, um trabalho com todas
as possibilidades de realização.
- Uso
de recursos tecnológicos na prática pedagógica - Atividade 6 - Unidade 1
-
Blogando em Português - Atividade 7 - Unidade 1
Esta
atividade é muitíssimo interessante para se trabalhar em Língua Portuguesa nas
séries finais do ensino fundamental, aliás é a principal atividade em que
trabalho com meus alunos. Sua visão de produção de textos mudou completamente
com as possibilidades várias de trabalho: digitação, correção ortográfica e
gramatical com ajuda do computador, publicação de seus trabalhos, etc.
- Os hipertextos de
mares nunca antes navegados - Atividade 2.2 a - Unidade 2
A
importância de se navegar por onde você sabe e por caminhos insondáveis.
Unidade
2
No Diário de Bordo postamos o texto Vagando
pela Wikipédia, um site interessante
e muito útil para alunos e educadores.
Registramos aqui todas as atividades da
Unidade 2:
- Refletimos sobre navegação, o quanto é interessante sair navegando pela net; mas entendemos que navegar com objetivo é preciso, não adianta correr o risco de se perder,porém buscar caminhos para encontrar aquilo que se deseja, se necessita, e registramos esse texto como Os hipertextos de mares nunca antes navegados, como no poema conhecido.
- Planejando atividade com hipertexto foi uma ideia interessante, e deu certo, os alunos se interessaram por tratar-se de novidade para eles; o planejamento foi feito, postado e após comentários dos colegas de curso, reformulado.
- Em Execução da atividade planejada pudemos registrar como ocorreu toda a atividade, em todos os detalhes.
- Para completar essa série de atividades que registramos aqui, em Registro digital da experiência pudemos mostrar os trabalhos dos alunos, seu aproveitamento e reflexão.
Unidade
3
A atividade 3.1 mostra uma Reflexão
sobre o Bloco do Passo, um trabalho do prof. Lucas Ciavatta, que pretende
realizar a tão sonhada “inclusão”. A atividade “Saltos no Tempo” pode ser
encontrada no endereço http://www.opasso.com.br
e a reflexão
A atividade 3.2 “Produtos
e objetos do Portal do Professor” traz comentários sobre sugestões do
Portal do professor, bem como os endereços em que podem ser encontrados.O
trabalho está em unidade-3-atividade-3.2_terezinha_izumi.
As atividades da Unidade 3 foram
assim registradas:
1.
unidade_3_atividade_3.3-mosca_terezinha_izumi:
Comentários sobre a entrevista do professor César M. Borges, no qual após ouvir
a entrevista e ouvir o poema MOSCA declamado pelo próprio poeta, terminamos por
concordar com ele quando diz que a poesia e a música são artes irmãs e não é só
na música que encontramos sonoridade, mas a poesia pode trazer uma musicalidade
que não imaginamos, só ouvindo, e sentindo...
2.
unidade_3_atividade_3.3_terezinha_izumi:
Explorando os computadores da escola, encontramos arquivos de áudio e vídeo,
alguns sites já conhecidos mas interessantes que podem ser recomendados a
outros professores.
3.
unidade_3_atividade_3.3_aval_terezinha_izumi:
Após explorar os sites Domínio Público e Rived, escolhemos alguns vídeos da
Coleção TVEscola com sugestões bem úteis ao trabalho do professor, também com
vídeos a serem trabalhados com o aluno, com material riquíssimo, prontos para
serem aproveitados no planejamento de aulas.
4.
Na atividade 4, com o título “Avaliações
de Produtos Multimídia”, pudemos registrar alguns dos sites mais utilizados
pelos professores da Escola ASA, assim , outros professores poderão ter acesso
a eles e aumentar suas opções.
5.
A atividade 6, Planejando
atividades usando mídias digitais, é um planejamento com descrição
detalhada de uma atividade a ser realizada com os alunos, utilizando os
recursos existentes na escola.
6.
A Execução
da atividade planejada foi um trabalho muito gratificante para todos, e
muito proveitoso. Neste registro podemos ver o empenho e interesse dos alunos
pelo uso dos recursos digitais em seus trabalhos, e como todos puderam aprender
que a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia da escola.
7.
A atividade 9 foi a Descrição
da atividade: Trabalhando com textos de jornal, faz parte das sugestões do
programa GESTAR II e conquistou o interesse dos alunos, apesar de que não houve
muito envolvimento com recursos tecnológicos, foi mais o uso do computador para
a digitação e correção dos textos produzidos pelos alunos e continua ainda a
utilização de blogs para a publicação dos textos dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário