quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
OFICINA DE TEXTOS
OFICINA DE TEXTOS
Em território nacional a redação se tornou uma espécie de difícil fronteira a ser ultrapassada. Isso se dá porque não se cultiva o hábito da leitura e, consequentemente, da escrita. Não mais se valoriza a escrita como ação que nos torna humanos. A linguagem é, pois, uma forma de ação entre os homens, cuja função básica é persuadir e convencer e não somente comunicar.
Escrever em texto não deve ser uma atividade elaborada só para cumprir uma etapa, mas um momento de expressão do pensamento, registrando sua visão da sociedade, suas intervenções, sua capacidade de entender e questionar o mundo circundante. O texto ( do latim textum: tecido ) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de um modo geral.
O texto não é uma produção que se faz instantaneamente. O texto requer planejamento, construção, leitura e análise. É uma sequência verbal ( palavras ) que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.
A melhor maneira de se preparar para a redação é fazendo textos. O texto não está pronto na primeira elaboração. Esta deve ser um anteprojeto do texto. À medida que for refeito, revisto e criticado, vai crescendo. A leitura é importante, mas a relação entre ler um texto e produzir outro não é automática.
Deve-se ler, continuamente, não só para conseguir um estilo melhor, mas, sobretudo, para ampliar o repertório cultural e colecionar referências interessantes que possam ser incluídas no que se escreve.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário